Fleboscopia

A fleboscopia é um exame indolor muito realizado durante as consultas médicas vasculares para auxiliar na adequada identificação de varizes e de veias reticulares que costumam ser veias nutridoras (que alimentam) os vasinhos menores (telangiectasias) que costumam ser muito inestéticos. O fleboscópio apresenta fontes de luz geralmente avermelhadas que, ao ser encostado na pele do(a) paciente, faz uma transiluminação cutânea, permitindo a visualização das veias abaixo da pele, que em geral não são vistas a olho nu.
Tal método é muito eficaz no auxílio dos tratamentos invasivos dessas veias como nas punções e nas injeções de produtos esclerosantes líquidos ou na forma de espuma e também nos tratamentos com LASER transdérmico.
Também é utilizado com bastante frequência para a demarcação das veias varicosas a serem retiradas antes do procedimento cirúrgico ou microcirúrgico de varizes. Observação de extrema importância faz-se necessária: esse método ajuda muito na visualização tanto de veias doentes como de veias saudáveis. Dessa forma, o médico vascular é quem pode avaliar, de diversas formas, se aquela veia deve ou não ser tratada.